quinta-feira, 5 de maio de 2011

PHP Functions

Para que o script seja executado quando a página é carregada, pode-se colocá-lo numa função.
A função será executada por uma chamada para a função.
Pode-se chamar uma função em qualquer lugar dentro de uma página. 

Criar uma função em PHP
A função será executada por uma chamada para a função. 

Sintaxefunction Nomedafunção ()
{
código a ser executado;}
Orientações para criar uma função em PHP:

    
* Dê à função um nome que reflete o que a função faz
    
* O nome da função pode começar com uma letra ou sublinhado (não um número)
Exemplo
Uma função simples, que escreve o meu nome quando ele é chamado: 

<html>
<body>

<? Php
function writeName ()
{
echo "Redes 11ºf";
}

echo "Meu nome é";
writeName ();
?>

</ Body></ Html>
Saída:Meu nome é
Redes 11ºf


PHP Funções - Adicionar parâmetros

Para adicionar mais funcionalidade para uma função, podemos adicionar parâmetros. Um parâmetro é apenas como uma variável.
Os parâmetros são especificados após o nome da função, dentro dos parênteses. 
Exemplo 1
O exemplo a seguir vou escrever diferentes nomes, mas sobrenomes iguais: 
<html>
<body>

<? Php
function writeName($ fname)
{
echo $ fname. "Refsnes /> <br.";
}

echo "Meu nome é";
writeName ("Kai Jim");
echo "O nome da minha irmã é";
writeName ("Hege");
echo "O nome do meu irmão é";
writeName ("Estado");
?>

</ Body></ Html>
Saída:Meu nome é Kai Jim Refsnes.O nome da minha irmã é Hege Refsnes.O nome do meu irmão é Stale Refsnes. 
Exemplo 2
A seguinte função tem dois parâmetros:

<html>
<body>

<? Php
writeName função ($ fname, $ pontuação)
{
echo $ fname. "Refsnes". $ Pontuação. "<br />";
}

echo "Meu nome é";
writeName ("Kai Jim ",".");
echo "O nome da minha irmã é";
writeName ("Hege ","!");
echo "O nome do meu irmão é";
writeName ("Ståle ","?");?>
</ Body></ Html>
Saída:Meu nome é Kai Jim Refsnes.O nome da minha irmã é Hege Refsnes!O nome do meu irmão é Ståle Refsnes?
 
PHP Funções - Os valores de retorno

Para deixar uma função retornar um valor, use a instrução de retorno. 
Exemplo
<html>
<body>

<? Php
função add ($ x, $ y)
{
$ Total = $ x + $ y;
return $ total;
}

echo "1 + 16 =". add (1,16);
?>

</ Body></ Html>
Saída:1 + 16 = 17

Sem comentários:

Enviar um comentário